Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Como conquistei o meu escritório

Sem desembargador na família ou "costa-quente"

Publicado por Marina Aguayo Simão
há 5 anos

Cresci em uma família com profissionais de todos os tipos: administradores, engenheiros, bancários mas sem um advogado.

Os meus pais são aquelas pessoas acostumadas com carteira assinada e que a missão de vida é trabalhar em grandes empresas e crescer lá dentro.

Foi nesse ambiente que eu cresci, sem advogado ou desembargador na família, sem costa quente para me indicar novos clientes e sem uma mente empreendedora para me dar um norte.

Escolhi o curso de direito por amor e desde o primeiro semestre eu já sabia que queria advogar em vez de tentar concurso público. A área eu ainda não fazia idéia. Tinha direito cível e queria ser advogada civilista, comecei direito penal e já me imaginava advogando na área criminalista.

Mas isso é papo pra outro artigo.

Claro que esta foi a minha experiência, foi o meu tempo e cada um tem o seu.

Voltando para o que me levou a construir o meu escritório, vou falar sobre a importância que os estágios fizeram na minha vida.

Fiz os 5 anos da graduação de estágio, um em cada área, o que me deu experiência, desenvoltura e prática antes mesmo de estar formada.

Você estar na área jurídica faz com que você seja identificado como um agente do direito, o que cria a sua identidade e favorece a criação de uma carteira de clientes quando você for advogado.

Outro ponto fundamental: estudar. Estudar é fundamental.

A cada ano que você posterga a sua aprovação na OAB é menos um ano de remuneração e experiência como advogada. Paralise a sua vida social mas ESTUDE e passe na prova cedo.

Eu me programei para realizar e passar na prova no nono período com o intuito de não embolar com a monografia. Os meus planos se concretizaram e além de passar na prova da Ordem antes de formar eu tive tempo para estudar e me programar para a situação pós formatura.

Desde o início da faculdade eu sempre morei sozinha e tinha que arcar com os meus próprios gastos então sempre fiz estágio e trabalhava em bicos auxiliando colegas em trabalhos e monografias. Também fazia bicos na área do teatro/atuação, o que sempre auxiliou na hora das sustentações orais e quando tenho que lidar com o público.

Formei desempregada. Desespero total. O meu último estágio foi no Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de BH/MG e eles não tinham perspectiva para contratação de jovens advogados.

Fui contratada por mais três escritórios depois disso. Oscilava entre um e outro buscando o melhor custo benefício entre tempo e condições de trabalho.

Ficava sempre procurando aquele momento ideal sabe? Até eu descobrir, depois de muito nocaute da vida, que não existe momento ideal.

Você pode criar condições mais propícias mas o momento ideal não existe e desculpa a chalapada de verdade que você vai tomar agora: o momento ideal nunca vai existir!

Eu já namorava os escritórios que estavam alugando na região do Barro Preto. Foi quando recebi a notícia de que o escritório onde eu estava pagaria uma bonificação travestida de 13º salário.

Não pensei duas vezes. Investi minhas economias e montei o meu escritório.

Simples assim. Sem garantias. Sem renda fixa.

O que eu precisei? Dinheiro? Tempo?

Se você reler este artigo vai perceber o que foi realmente necessário: sonho, amor na profissão, encarar a verdade, coragem e trabalho duro.

Quer ter o seu próprio escritório? Não peça opinião. Não espere o momento ideal.

Você já tem tudo o que precisa! Te desejo sucesso!

  • Sobre o autorAdvogar com qualidade, ética e profissionalismo!
  • Publicações4
  • Seguidores15
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1185
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-conquistei-o-meu-escritorio/741563347

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Que relato massa, Marina! Deu até um ânimo a mais! Obrigada por compartilhar sua experiência, espero ver mais textos seus por aqui.
Sucesso! continuar lendo

Muito bom. Boa sorte nessa sua jornada. continuar lendo

Dra. Marina, boa tarde.

Gostei muito do seu artigo. Eu e meu primo decidimos abrir um escritório tem 01 mês. Nós identificamos com muitas situações. Sucesso para nós. continuar lendo

Muito bom! Desejo todo sucesso em sua carreira. continuar lendo